Similar Posts
Lepiota Procera
Com a chegada do Outono e depois da chuva, é nas madrugadas frias e debaixo da neblina que a Natureza nos presenteia com uma das suas mais extraordinárias visões, os cogumelos. De todas as variedades que a classe dos fungos revela, uns comestíveis, outros venenosos, aqui à volta do Monte debaixo das orlas dos pinheiros ou dos…
Dia Mundial da Água
A água, o útero incial de toda a forma de vida, e sem a qual mesmo a vida que evoluiu para formas terrenas ou aladas não pode sobreviver, tem sido um bem desprezado, manipulado e conspurcado, mas tido como inesgotável e garantido pelas sociedades de consumo modernas. Esta pseudo garantia pode mudar a curto prazo se esta mentalidade generalizada…
Sonho de um dia de Inverno
“Clareia cinzenta a noite de chuva, Que o dia chegou. E o dia parece um traje de viúva Que já desbotou. Ainda sem luz, salvo o claro do escuro, O céu chove aqui, E ainda é um além, ainda é um muro Ausente de si. Não sei que tarefa terei este dia; Que…
Pérolas do Sudoeste
Após estas primeiras chuvas de fim de Verão e princípio de Outono, que hoje começa, são devolvidos à terra cheiros e cores que criam dias magníficos, e que emanam uma sensação de paz e plenitude que se reflectem no nosso interior. São dias em que podemos percorrer o Sudoeste e redescobrir locais que nos são tão familiares e,…
Outono
Um dos sinais mais realistas da chegada do Outono é o ressurgimento dos cogumelos. Só depois das primeiras chuvas fortes e da chegada do frio, os campos e bosques começam a mostrar estes verdadeiros seres mágicos. Com cores e formas distintas, não deixam o nosso olhar desprender-se dessa magia e, no meu caso, anseio sempre…
Lepiotas, amanitas e outros cogumelos
Como é hábito, chegado Novembro, e após as chuvas, o campo começa a encher-se de cogumelos. Infelizmente também começam as notícias de alguns casos de mortes por ingestão de espécies venenosas. Há que insistir que só o conhecimento profundo das espécies permite a sua recolha para alimentação. Não há truques que valham na hora de decidir…