Convicções
Aqui deixo um testemunho forte de alguém que acredita em Portugal
Aqui deixo um testemunho forte de alguém que acredita em Portugal
À saída de Odemira para Beja, situado num cabeço e dominando toda a vila, ergue-se um moinho de vento que continua a funcionar e está aberto ao público. Graças ao apoio da Câmara de Odemira foi recuperado e, mesmo ao lado de um outro que ficou como imagem de contraste devido aos sinais do tempo…
Na primeira segunda-feira de cada mês acontece o mercado de S. Teotónio. Da vila e montes vizinhos acorrem as pessoas à procura do que necessitam para a manutenção ou renovação das suas casas, hortas ou jardins. Bens alimentares, como os legumes, queijos, enchidos, bacalhau, mel e fruta são também procurados enquanto se encontram amigos…
Integrado no programa “Ciência Viva no Verão” e com a preciosa colaboração da Direcção dos Faróis decorreu no passado fim-de-semana uma visita ao Farol do Cabo Sardão. Implantado na falésia da Ponta do Cavaleiro e com uma vista espectacular sobre a costa Sudoeste de Portugal, este farol só começou a funcionar em Abril de 1915, ainda fazendo valer a sua…
Estão de volta a este espaço fotos e notícias do SW. Durante alguns meses esteve em mudanças e testes de modo a poder actualizar o aspecto geral do mesmo. São coisas que demoram e espero que o resultado compense a espera. A vida por estes lados decorre de acordo com a crise que se instalou em Portugal…
Foi ontem enterrado na Zambujeira do Mar, acompanhado por vasto séquito, o Entrudo. Festa já enraizada nas tradições locais, o enterro do Entrudo tem por lema o escárnio e maldizer de todos os que, por um motivo ou outro, foram escolhidos para serem visitados pelo cortejo fúnebre. Acompanhado pelas inconsoláveis “viúvas” e guiado pelo “padre”, o corpo do…
Marcos de um passado recente Hoje, dia das candeias, é apresentado neste espaço um testemunho de um passado, não muito distante, que nos revela o seu fim. Nestes dias estas casas costumavam juntar homens e mulheres num presságio de primavera. Eles apanhavam e levavam o linho para elas fiarem, ficando todos juntos enquanto os fornos coziam o pão…