Pesca

Pescadores da Entrada da Barca

A norte da Zambujeira do Mar existe e trabalha uma comunidade de pescadores que tem como porto de abrigo a Entrada da Barca. Essa entrada natural situada entre escarpas rochosas , hoje ligeiramente melhorada com um molhe de protecção, acolhe uma dezena de embarcações que abastecem diariamente os comerciantes da zona com peixe fresco e com a qualidade que só estas águas e costa revelam.

Desde há uns tempos que pensava fazer umas fotografias da sua chegada do mar, com as suas capturas e a preparação das mesmas para irem para a lota que funciona mesmo ali. Hoje aproveitando as condições do mar, bem calmo quando comparado com certos dias de Inverno, fui até lá e aqui mostro os rostos, os barcos, e as rotinas de alguns desses pescadores, bem como muitos dos peixes que hoje apanharam.

Depois de chegados a terra há que limpar as artes e selecionar o peixe que vai à lota e aquele que há-de ser levado para casa para consumo próprio.

Entre toda a actividade da chegada as gaivotas aproveitam para colher algumas sobras.

E enquanto os botes chegam para descarregar o pescado começa o acondicionamento do mesmo para ir à lota.

Nas caixas o pescado ganha outro brilho depois de separado e composto.

 

Pesca e Primavera

Depois de um Inverno muito rigoroso, com o chegar da Primavera está na altura de tirar os apetrechos da pesca do sossego e dar-lhes uso. Passado o defeso dos sargos ainda é tempo de apanhar alguns bons exemplares que depois da desova vêm à procura da comedia nas pedras onde costumam mariscar.

Dia de Primavera

É sempre com uma certa excitação que exploro os meus pesqueiros favoritos à espera de dar com uns bons exemplares. Uma coisa é certa, com o mar de feição e a maré certa é raro sair de mãos a abanar, além do que nada iguala a sensação de liberdade e alegria que a pesca proporciona.

 À pesca

Companhia

Sargos e Safias

Quem fica também muito satisfeita é a minha mulher, que não só me costuma acompanhar, como também é a fotógrafa de muitas das imagens que aqui divulgo. Peixe fresco é um privilégio que nós sabemos valorizar e apreciar condignamente. Ainda por cima, estes dias trouxeram algumas capturas muito apreciadas e raras de fazer.

Pesca fina

Besugo e Salmonete

Dourada e Safia

Sargos

Saima e Salmonete

Boas pescarias são os meus votos para todos os que, como nós, sabemos que o Sudoeste Alentejano tem que ser estimado e preservado para que a pesca lúdica seja possível por muitos anos.

Dourada

Boas Festas

Mar de Inverno

Mar de Inverno

Sargo

Cenas de Pesca

Com o tempo e o mar a convidar para a pesca fui dar uma volta pelo Almograve e pela Zambujeira para ver as condições de alguns pesqueiros que conheço.

Almograve

Zambujeira

Sabendo que é nesta altura e com estas águas que se podem capturar alguns bons exemplares de sargos, douradas ou robalos, muitos foram aqueles que encontrei tentando a sua sorte, um pouco por todo o lado.

 À Pesca

À Pesca

Uns tentavam a sua sorte do alto das falésias, enquanto outros, mais avisados das dificuldades que envolvem a captura de um peixe de maiores dimensões, procuraram locais de pesca mais baixos e recatados.

À Pesca

À Pesca

Acabei por optar pela Zambujeira e a escolha acabou por dar os seus resultados, pois regressei a casa com meia dúzia de sargos que fizeram não só a adrenalina disparar para valores bem altos, como também contribuiram para um jantar fresco e saudável.

Sargos

O Coice de Porco

Para as gentes da Zambujeira do Mar, o Coice de Porco não representa tão somente o estertor final, e traiçoeiro, de um qualquer suíno, mas também o nome de uma arriba que mar adentro, se constitui como um local adequado para a práctica da pesca desportiva.

À pesca no Coice de Porco

A primeira referência a esta arriba, de que me recordo, é feita num artigo dos anos sessenta do século passado na já extinta revista de caça e pesca “Diana”. Aí, escrito por Jorge Brum do Canto e intitulado “Aos pargos na Zambujeira do Mar”, se descrevia as lutas formidáveis que se podiam esperar quando um destes peixes se deixava fisgar atraído pelas iscas certas. Os mais velhos ainda falam da presença desse homem e do seu grupo de pesca nesta terra e da revolução que os carretos de pesca, por eles usados, e que nessa altura por estas bandas não se usavam, representaram.

O mar

Atraído pelo estado do mar, pelo espírito destas histórias e pela conversa com quem as conta, munido com iscas vivas fui nestes dias até este pesqueiro tentar a minha sorte.

Caranguejos

À pesca

Os resultados começaram a aparecer e, após umas boas lutas, depressa arranjei, eu também, mais umas boas histórias de pesca para contar e uns bons peixes para comer com a família e os amigos.

Uma bica

Uma dourada

Ao fim do dia, e com a ajuda preciosa da Maria José, consegui registar mais uns bons exemplares que posso agora compartilhar com todos.

Sargo, bica e muita alegria

Boas pescarias!

Dias de Pesca

Estes últimos dias, devido às condições de mar e tempo, foram aproveitados por muitos pescadores para tentarem a sua sorte.

Pesca nas arribas

Uns escolheram pesqueiros mais altos, em arribas com acesso mais ou menos fácil, mas cientes das dificuldades deste tipo de pesca. Com efeito, se um peixe maior ataca a isca e conseguimos fisgá-lo, teremos muita dificuldade em o conseguir içar até nós

.Pesca nas arribas

No entanto, para aqueles que conhecem bem o pesqueiro e dão com peixes médios, como a viúva que se pode ver numa das fotografias seguintes, ou sargos, torna-se fácil conseguir uma pescaria que satisfaz quem escolhe este tipo de pesca.

Pesca nas arribas

Pesca nas arribas

No meu caso, sempre que o mar está de feição e o permite, escolho pesqueiros mais juntos à linha da água e tento encontrar bons carreiros espumados rodeados de pedras onde o peixe vem comer, procurando o mexilhão, o percebe ou a tiagem.

Pesca aos Sargos

Hoje, convencido que poderia apanhar uns sargos, resolvi tentar a minha sorte mais para sul, onde conheço umas praias que reunem as condições de que gosto. Em boa hora o fiz, pois consegui apanhar dois bons exemplares que deram boa luta para os tirar, conforme aqui vos deixo ilustrado.

Pesca aos Sargos

Pesca aos Sargos

Pesca aos Sargos

Pesca à bóia nas arribas

Hoje incluo neste espaço uma ligação que pode ser de grande utilidade a quem se inicia na pesca à bóia nas arribas do Sudoeste

Pesca nas arribas

 http://pesca.do.sapo.pt/artigos/vicentina.htm

 Espero que gostem e, já agora, prestem atenção especial à segurança

Mar de sargos

Hoje o mar estava de feição. Lua em quarto crescente e maré a encher para a tarde, sem vento. Rumei à Zambujeira do Mar e fui até ao Coice de Porco tentar. Não correu mal…

O Mar

Em acção

Mais um

A pescaria

Mau tempo

Tem estado muito vento, chuva e frio para se poder ir à pesca. Por isso aqui deixo umas recordações de melhores dias

À pesca

À pesca

À pesca